Últimas Notícias

Assinado termo de compromisso que garante reajuste de 5.88% a 1.500 trabalhadores da saúde

Foi assinado, na tarde desta quinta (18), termo de compromisso entre a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) e a Federação dos Empregados em Serviços de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (Feessers), garantindo reajuste salarial de 5.88% a 1.500 trabalhadores da saúde. O índice repõe a inflação do período de 1º de abril de 2013 a março de 2014. O pagamento é retroativo a maio de 2014 e será pago no próximo dia 22 de setembro. “Trata-se de uma decisão institucional da gestão da FHGV para impedir a penalização dos trabalhadores por ainda não ter sido assinado o acordo coletivo”, esclareceu o diretor geral da FHGV, Juarez Verba. “Evita que os valores envolvidos neste reajuste somem um montante muito elevado no futuro, o que dificultaria o pagamento da retroatividade em parcela única”, completou.

A Fundação é responsável por administrar hospitais e unidades de saúde em Sapucaia do Sul, Lajeado, São José do Norte, Tramandaí, Rio Pardo e Viamão. Na ocasião, o diretor da FHGV, Juarez Verba, propôs a criação de uma mesa de negociação permanente para construir um acordo coletivo comum a todos trabalhadores da saúde, respeitando as especificidades de cada região.

O diretor-presidente da Feessrs, Milton Kempfer, destacou a importância dos sindicatos, que compõem as bases de trabalhadores da FHGV, construírem uma pauta única de cláusulas a serem discutidas nesta mesa de negociação. “Nossa intenção é reunir os sindicatos para elaborar essa pauta coletiva e, no início de outubro, chamar a direção da FHGV uma rodada de negociação com os trabalhadores da saúde”, manifestou. A respeito do termo assinado nesta quinta-feira, ele avaliou que o acordo é de grande representatividade, pois abrange cinco regiões do Estado: Litoral, região Central, região Sul, Lajeado e região Metropolitana de Porto Alegre. “Evita perdas salariais aos trabalhadores e vai garantir aumento real para a categoria, conforme negociações futuras com os sindicatos”, finalizou.

A atividade ocorreu na sede da Feesers, em Porto Alegre e, teve a particioação do prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin; do diretor geral da FHGV, Juarez Verba; do diretor-presidente da Feessers, Milton Kempfer; do diretor-presidente do Sindsaúde-RS, Arlindo Ritter; do secretário geral do mesmo sindicato, Júlio Jesien; do presidente do Sindsaúde-Vale do Taquari, Roberto Souza; do presidente do Sindsaúde de Rio Grande, Rogério Brito e do presidente do Sindsaúde do Vale do Sinos, Jeisson Rex.

Texto: Simone M. Ramos (FHGV)  e Conrado Gallo (Feessers)