Últimas Notícias

Entidades sindicais lançam Frente Sindical em Defesa do Serviço Público

Nesta sexta-feira, dia 12, às 18, o CPERS juntamente com diversas entidades sindicais e representativas dos funcionários públicos lançaram a Frente Sindical em Defesa do Serviço Público. O encontro ocorreu no auditório da sede do Sindicato. O objetivo do movimento é fazer a defesa do serviço público nas três esferas (municipal, estadual e federal), além de esclarecer a população os ataques que os servidores estão sofrendo, o que irá prejudicar toda a sociedade.
Na abertura do evento a diretora da Central Única dos Trabalhadores do RS, Vitalina Gonçalves ressaltou que a Frente Sindical em Defesa do Serviço Público é fruto de três meses de reuniões entre as entidades, com o principal objetivo de defender os serviços públicos no âmbito municipal, estadual e federal.
Participaram da mesa de lançamento da Frente Sindical, o diretor do CPERS, Cássio Ritter, a diretora da CUT/RS, Vitalina Gonçalves, a diretora do Semapi, Maria Helena, Andreia Nunes do Sindicato dos Professores Leopoldenses (Ceprol), o presidente do Sindisepe/RS, Cláudio Agostin, o presidente do Sindiserf/RS, Marizar Melo, o deputado federal, Paulo Pimenta e a deputada estadual, Stela Farias.
Cada representante na mesa falou sobre os principais Projetos de Lei que atacam o serviço público e os servidores, entre eles o PLP 257/16, que renegocia as dívidas dos estados em troca de medidas de ajuste fiscal e arrocho nos servidores. Apesar da resistência do movimento sindical, o texto-base foi aprovado por 282 votos a favor e 140 contra, na madrugada desta quarta-feira (10) no plenário da Câmara dos Deputados. Outro projeto que ataca o serviço público é a PEC 241/16, que limita o crescimento de gastos públicos federais por 20 anos e acaba com o investimento obrigatório em saúde pública e educação vinculado às receitas, conforme prevê a Constituição Federal. A medida foi aprovada nesta terça-feira (9) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara por 33 votos a favor e 18 contra.
O diretor do CPERS, Cássio Ritter ressaltou que o momento pelo qual passam os servidores públicos é de resistência para a defesa dos direitos. Também destacou os principais ataques aos educadores, entre eles o PL 44, o qual entrega as escolas para Organizações Sociais. “Precisamos nos unir, ir para nossas bases para debater e construir juntos a defesa dos nossos direitos.  E a Frente Sindical em Defesa do Serviço Público será indispensável para a unidade em defesa dos nossos direitos”, concluiu.
No encerramento do encontro foi lido o Manifesto de Lançamento da Frente Sindical em Defesa do Serviço Público, o qual foi entregue simbolicamente para os deputados Paulo Pimenta e Stela Farias.

Agenda de Trabalho da Frente Sindical em Defesa do Serviço Público
– Participação no Ato Estadual Unificado em defesa da CLT e da Justiça do Trabalho e contra a Reforma da Previdência, na próxima terça-feira, dia 16. A atividade ocorrerá a partir das 7 horas da manhã, em frente à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Avenida Assis Brasil, zona norte de Porto Alegre;
– Frente Sindical em Defesa do Serviço Público já construiu um panfleto o qual as entidades podem reproduzir, para dialogar com a população, denunciando os principais ataques do governo aos serviços públicos;
– Reproduzir nas regiões do Rio Grande do Sul a Frente Sindical em Defesa do Serviço Público, com o objetivo de tornar mais próximo a base;
– Dia 23 de agosto reunião da Frente Sindical em Defesa do Serviço Público, às 18h, no 9º andar da sede do CPERS.

Milton Kempfer, presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS FEESSERS, participou do ato, prestando apoio a todas as entidades.

Fonte: Site CPERS