Últimas Notícias

Feessers teve dia destinado ao jovem trabalhador da saúde do RS

“Respeito ao jovem trabalhador. Isso me representa”. Esse foi o lema do 2º Encontro Estadual de Jovens da Saúde do Rio Grande do Sul, promovido pelo Comitê de Assuntos –Jovens, Raça, Gênero e LGBT- da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos da Saúde (Feessers). A última quinta-feira (25) foi um dia de palestras, informação e confraternização entre trabalhadores da saúde preocupados com a inserção da juventude no mercado de trabalho.

Na parte da manhã a palestrante Estella Maris Silveira Dutra, do projeto Participação Cidadã do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre, abriu o 1º Painel do encontro: Aceitação dos Jovens no Mercado de Trabalho e seus conflitos. Ela apresentou dados da distribuição dos jovens no mercado de trabalho da saúde da capital e região metropolitana levando em conta cargos, idade, remuneração, etnia e gênero. A próxima palestrante, Thaniê Ourique,  da ONG Sempre Mulher, interagiu bastante com o público e falou sobre a sua experiência como coordenadora do trabalho educativo na ONG, atuando com jovens. “A grande questão é saber se os jovens estão dispostos a enfrentar os problemas para alcançar seus objetivos”, explicou. Ivanete Pereira, representante da Centra Única das Favelas (CUFA), foi a última a falar aos participantes dentro do 1º Painel. Com uma palestra recheada de histórias de vida e embalada por muita música e descontração, ela colocou a plateia “pra cima”, emocionando a todos com a sua alegria e força de vontade. “Ela é porreta. Um verdadeiro exemplo de vida”, disse Elaine Oliveira, coordenadora do Comitê.

À tarde, o 2º Painel “Jovens, ações e reações. Como enfrentar seus conflitos”, teve a abertura do cientista social, Marco Pires, um grande parceiro da Feessers que mais uma vez brindou a todos com a sua sabedoria e conhecimento sobre cidadania, sociedade e o trabalho. Matheus Gonçalves de Castro, assessor da Secretaria da Saúde do RS e vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude do RS, foi o próximo convidado a palestrar. Ele discorreu sobre a situação dos jovens no mercado de trabalho no Brasil, fazendo uma relação com jovens de outros países. “A parcela de desempregados, entre os jovens, no mundo inteiro, é sempre o dobro da taxa de desempregados da população em geral”, comentou.  Finalizando o encontro, o editor e diretor de externas do programa Hip Hop Cultura de Rua da TVERS, Maurício Costa, contou a sua trajetória e sua ligação com o “mundo” do hip hop e como os ensinamentos da vida o fizeram chegar a um trabalho na televisão.

O 2º Encontro Estadual de Jovens da Saúde do RS teve a participação de mais de 60 trabalhadores da saúde do RS, sócios dos Sindisaúdes do estado. O representante do Comitê de Jovens da CNTS, Julio Lopes, também esteve presente. Para Juliana Pereira, de 33 anos, do Sindisaúde de Caxias do Sul, o assunto abordado no encontro foi muito esclarecedor. “Foi maravilhoso, atingiu diretamente na ferida dos problemas enfrentados pelos jovens no mercado de trabalho. Nós, de Caxias, nos sentimos privilegiados de estarmos aqui”, disse. Outro jovem, Fernando Bertoldi, 29 anos, de Rio Grande, gostou dos temas das palestras. “Foi muito esclarecedor porque tratou sobre ingresso no mercado de trabalho, especialização e preconceito contra jovens”, opinou. Conforme a coordenadora Elaine Oliveira, o papel do Comitê de Assuntos da Feessers é promover encontros e palestras de informação e conhecimento que possibilitem a discussão de temas importantes para os trabalhadores da saúde do Rio Grande do Sul.