Últimas Notícias

LANÇAMENTO DE CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA E DO NOVEMBRO AZUL ROMPE FRONTEIRAS NA ÁREA DA SAÚDE

Um evento mágico reuniu hoje (06/10), de maneira inédita, sindicatos dos trabalhadores e administradores de hospitais lado a lado em Passo Fundo (RS). O lançamento da Campanha CUIDANDO DE QUEM CUIDA trouxe à sede do SINDISAÚDE de Passo Fundo dirigentes do Hospital da Cidade e do Hospital São Vicente de Paulo que entraram na campanha como apoiadores. O objetivo está no slogan “CUIDA MELHOR DO OUTRO, QUEM CUIDA BEM DE SI”.
Ela vem no sentido de alertar trabalhadores e trabalhadoras da saúde dos hospitais e casas de saúde da região abrangida pelo Sindicato sobre a sua importância no mundo da saúde. Que, antes de cuidarem dos pacientes os profissionais tenham a consciência de que a sua saúde e a de seu colega deve vir em primeiro lugar. A solidariedade é o ponto alto da campanha, ela deve existir entre todos nas equipes, no sentido de observar a si e aos seus colegas.
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo Fundo, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (FEESSERS) e seus 27 SINDISAÚDES filiados estarão promovendo a campanha – neste mês e em novembro. Ela foi concebida pelo Campus Passo Fundo da UFFS, com seu curso de medicina, e pelo SINDISAÚDE de Passo Fundo e agora vai se estender para todo o estado, agregando o Outubro Rosa e o Novembro Azul.
Em Passo Fundo, a Secretaria Municipal da Saúde integrou-se ao movimento com a promessa de oferecer a coleta de materiais para os exames de cólo de útero nos duas maiores instituições – o Hospital da Cidade (HC) e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).
O Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RS) e o Sindicato dos Enfermeiros do RS (SERGS) também apoiam a iniciativa, cujo lançamento da campanha já tem várias agendas pelo interior do Estado: São Borja e Santiago, nesta sexta-feira, 07/10. Caxias do Sul, 21/10 e Pelotas, 28/10.
Participaram do evento nesta tarde o secretário municipal da Saúde, Luis Arthur Rosa Filho; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Sandro César; o tesoureiro-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Adair Vassoler e o diretor-presidente da FEESSERS, Milton Kempfer.
Pelo HC, compareceram o seu administrador, Luciney Bohrer, a enfermeira Marisa Carretta Diniz. Também estiveram presentes o administrador do HSVP, Ilário Jandir De David, o gerente de recursos humanos, Jairo Davoglio e a gerente de Marketing, Fernanda Marini.
Os presidentes do COREN-RS, Daniel Souza, e do SERGS, Estevão Finger da Costa prestigiaram o lançamento que ainda contou com a presença de dirigentes dos SINDISAÚDES de Pelotas, Ijuí, Santa Rosa, Caxias do Sul, Rio Grande, Erechim, Montenegro, Santiago, São Gabriel, Bagé e Vale dos Sinos.
Na ocasião, foi apresentado um vídeo com a fala do reitor da UFFS, Dr. Jaime Giolo, representado no evento pelo diretor do Campus Passo Fundo da Universidade, Vanderlei de Oliveira Farias, e pela professora Vanderleira Pulga, Coordenadora Adjunta de Extensão e Cultura.
Cultura foi o que não faltou: a apresentação da peça teatral Faixa de Graça do Grupo Ritornelo de Teatro, descontraiu o público, envolvendo os participantes que lotaram o Salão de Eventos da recém inaugurada sede do SINDISAÚDE de Passo Fundo.
Jornalista Rosa Pitsch (MTb-5015)

Foto de Feessers.
Foto de Feessers.
Foto de Feessers.
Foto de Feessers.